Tocoginecologia em Macapá

O tocoginecologia atua no diagnóstico e no tratamento de doenças do aparelho genital feminino como o cardiologista, ortopedista, dermatologista o fazem nas respectivas áreas de trabalho. Aliás, progressivamente vemos minguar, como tocoginecologias gerais, nossa área de atendimento.

No dia 30 de outubro é comemorado o Dia da Tocoginecologia, uma homenagem aos especialistas que têm como missão cuidar da saúde da mulher. O tocoginecologia é um médico especial que precisa de bastante sensibilidade para cumprir sua função:  promover o bem-estar das pacientes. Tirando dúvidas ou ouvindo queixas, este profissional acompanha a mulher da puberdade à menopausa e, é claro, durante os inesquecíveis meses de gestação.

A composição da equipe cirúrgica em tocoginecologia é de responsabilidade direta do cirurgião responsável ou titular. Esta responsabilidade engloba o estabelecimento do número de auxiliares necessários, bem como a avaliação da qualificação técnica dos profissionais da equipe cirúrgica, levando-se em conta a experiência, habilitação e capacitação dos mesmos e a complexidade do procedimento cirúrgico a ser realizado.

asa3 221x300 Tocoginecologia em MacapáDeve a tocoginecologia responsável observar a qualificação de seu auxiliar médico, considerando que o mesmo deve possuir as condições técnicas para substituí-lo, em caso de eventual impedimento do titular durante o ato cirúrgico.

Nos hospitais-escola podem os acadêmicos de medicina atuar como auxiliares de cirurgia, desde que supervisionados pela equipe de preceptores e dentro de um programa de treinamento. Os profissionais de enfermagem devidamente habilitados e capacitados podem atuar na condição de instrumentadores cirúrgicos, bem como os estudantes de enfermagem, desde que supervisionados pela equipe formadora.

A Relação com o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico é notório o progressivo deslocamento do modelo liberal da primeira metade do século XX  quando a Obstetrícia e a Ginecologia eram exercidas em consultório e na residência da paciente, com mínima tecnologia para o atendimento nos dias atuais, realizado em hospitais com sofisticados equipamentos diagnósticos e terapêuticos.

A ação do médico tocoginecologia afasta-se cada vez mais do paciente, dirigindo-se para um universo repleto de equipamentos complexos pertencentes a um hospital ou clínica diagnóstica ou terapêutica, de propriedade pública ou privada.

Não se questiona a importância dos equipamentos. São fundamentais para a tocoginecologia estabelecer o diagnóstico e administrar a conduta terapêutica.

Os tocoginecologistas que solicitam e os médicos que executam exames diagnósticos e terapêuticos encontram-se profissionalmente relacionados, envolvendo também a paciente. A esse relacionamento, na atualidade, cada vez mais se interpõe a instituição pagadora que pode comprometer a qualidade da assistência.

Uma das queixas mais frequentes está relacionada com a falta de informações simples e precisas à paciente ou seus familiares sobre o estado de saúde da mesma, bem como seus exames complementares. A forma pouco clara ou erudita, em termos médicos, com que são prestadas as informações e o não entendimento das mesmas pela assistida, gera interpretações errôneas e conflitos. A situação é agravada pela necessidade de explicações mais detalhadas, nos casos graves ou com diagnóstico a esclarecer, pois há muito desgaste emocional. Por isso que nós do Tocoginecologia em Macapá te damos todas as informações que você nosso cliente tem todo o direito de saber

Você, nosso cliente tem direito aos seus exames subsidiários, mesmo se realizados em Tocoginecologia em Macapa 300x151 Tocoginecologia em Macapáconsultório, ambulatório ou hospital, de qualquer natureza, seja filantrópica, particular, pública ou de ensino (exames laboratoriais, ultra-sonografia, cardiotocografia, radiografia, histeroscopia, tomografia e outros).

Eventuais exames realizados em outros laboratórios ou clínicas devem ser anotados no prontuário da paciente e devolvidos à mesma. Não devem ser retidos, uma vez que ela pode desejar consultar outro facultativo. Nenhuma cobrança de honorário ou taxa deve ser imposta pela entrega dos exames complementares a você nosso paciente.

As Condições de Trabalho: são importantes que as condições de trabalho permitam o exercício digno das atividades profissionais em todas as especialidades.

A Tocoginecologia não é exceção, contudo, as condições necessárias para o seu exercício demandam certas especificidades, seja por seu objeto de trabalho  a vida reprodutiva feminina  seja por tratar-se de especialidade tanto clínica quanto cirúrgica.

Há vários documentos, como os manuais de acreditação, assim como preceitos legais, que estabelecem como deve ser estruturado o atendimento tocoginecológico em hospitais. É importante lembrar, sempre, que a realidade é dinâmica: casas de parto, anexas ou não a hospitais, detêm recomendações próprias, ainda não contempladas pelos manuais citados. Por outro lado, as evidências científicas tornaram obsoletas, ou até mesmo contra recomendadas, práticas tradicionais desses serviços, como a tricotomia e o enema de rotina na admissão, que ainda não foram retiradas de vários documentos oficiais.

Muitas mulheres lêem o resultado dos seus exames antes de entregá-los ao seu médico assistente. Tal atitude não deve prejudicar a relação médico-paciente, pois os exames lhes pertencem e estão no seu direito.

Nós da Tocoginecologia em Macapá estamos a sua disposição, para lhe atender do jeito que você merece. Temos os melhores profissionais e que irão tirar todas as tuas duvidas a cima de tudo.

 

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.